Conceitos de Marketing explicados por Philip Kotler
Para entender melhor o Marketing nada como estudar seus conceitos pelas explicações de uma das mentes mais brilhantes no assunto.
Vamos te mostrar algumas das conceituações de Kotler:
O que é Marketing
Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
O que é segmentação
Em Os Princípios do Marketing, Kotler e Armstrong dizem que a segmentação é você reconhecer que não consegue servir a todos os clientes com o mesmo nível de satisfação.
Para que isso aconteça é preciso definir um público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas com características e necessidades parecidas que a empresa decide alcançar.
O que é posicionamento
Para Kotler posicionamento é você mostrar aos seus clientes como você de diferencia dos seus concorrentes.
Marketing 1.0
Esse é o tipo de marketing que a maioria das empresas opera.
O Marketing 1.0 é sobre lucrar alcançando a mente das pessoas e oferecendo um serviço de boa qualidade.Marketing 2.0
O marketing 2.0 é definido a partir pelo empenho que as empresas têm em conhecer melhor seus clientes e seu hábitos para assim fabricar e vender produtos e serviços que atendam melhor suas necessidades.
As empresas analisam inúmeros dados para conhecer melhor sua audiência.
Marketing 3.0
No Marketing 3.0 as empresas não estão apenas interessadas em vender seus produtos mas também em fazer do mundo um lugar melhor.
Neste estado as empresas apresentam três coisas: produtos, serviços e valor.
Marketing 4.0
Para Kotler esse é o estado mais avançado de Marketing.
A ideia por trás do Marketing 4.0 surge da consolidação do mundo digital e da necessidade das empresas estarem presentes também nesse ambiente. Desta forma, somam-se aos demais conceitos a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados.
Kotler explica que a maioria das empresas se encontra no Marketing 1.0 e que em vez de tentarem pular com a sua estratégia para o 4.0 elas devem ir gradualmente avançando até chegar no estado mais avançado.
9 coisas que podemos aprender com Kotler sobre Marketing
Claro que não poderíamos deixar de listar algumas das valiosas lições que Philip Kotler pode nos passar.
Abaixo vamos listar aprendizados de marketing que você deve levar para a vida toda:
1. O Marketing tradicional morreu
Para Kotler o novo marketing é sobre as mídias sociais e a nova forma de relacionamento com os consumidores.
De acordo com Kotler, no antigo Marketing as empresas detinham toda a informação e os consumidores só sabiam aquilo que viam pela publicidade.
Já no novo marketing as pessoas buscam informações na internet e perguntam sobre o que querem comprar para seus amigos no Facebook.
Atualmente é possível saber muito mais do que apenas o que nos é mostrado em propagandas e comerciais.
2. Se preocupe com a sociedade
Levando em consideração o Marketing 3.0 e colocando ele como o estado ideal e mais avançado do marketing, Kotler destaca que os consumidores estão preferindo empresas que se engajam em alguma questão socioambiental do que aquelas que são neutras ou não defendem causa alguma.
E não ficando para trás, muitas empresas estão colocando o bem-estar da sociedade na frente do bem estar da empresa.
Antes era o contrário, a saúde da empresa vinha em primeiro lugar mesmo se isso significasse que a sociedade sofreria.
Um exemplo de uma empresa que suporta uma boa causa socioambiental é a Toms, marca de sapatos americana que tem inúmeros projetos de ajuda social no mundo.
Eles ajudam dando sapatos, água, óculos e até mesmo treinamento para ajudar mulheres a fazer um trabalho departo mais seguro.
3. Segmente seus clientes
Para Kotler oferecer os produtos em massa igual era antigamente já não é tão eficiente.
Hoje em dia, com a concorrência grande e os consumidores mais exigentes, é preciso que seu produto se aproxime o máximo possível das necessidades dos seus clientes.
Para isso, é necessário pensar, por exemplo, em uma definição exata para seus clientes e em como você pode realmente contribuir para eles. A partir desta ideia, surgiu o conceito de persona. Entenda tudo sobre este assunto aqui!
4. Nunca deixe de inovar
Como as empresas deixam de existir? De acordo com Kotler as empresas morrem quando uma tecnologia se torna obsoleta e elas se recusam a inovar e adotar um novo sistema.
Para o professor americano as empresas não tem escolha, ou elas inovam ou saem do mapa dos consumidores.
Um bom exemplo de grandes empresas que estão no topo da cadeia por muitos anos devido a inovação são: Apple, Intel e Mcdonalds.
E um bom exemplo de empresa que se recusou a inovar e quase faliu é a KODAK.
5. Não deixe o planejamento e a mensuração de lado
Em muitas empresas o setor de marketing se preocupa apenas com a publicidade e com a elaboração de comerciais, e se esquecem da parte de planejamento e mensuração, por exemplo.
Kotler concorda que é difícil fazer previsões a longo prazo mas reforça a importância de se criar cenários do futuro.
Alinhar as ações de marketing com o planejamento estratégico ajuda as empresas a tomarem decisões com chances de erros menores.
6. Faça seus consumidores se sentirem parte do negócio
Para Kotler, a cocriação nos negócios atuais é a melhor alternativa para as empresas.
Ele defende que os clientes façam parte do processo criativo e de desenvolvimento dos produtos, como fazem marcas como Lego e Harley Davidson.
“Não e só testar um produto. Chame o consumidor para participar da criação dele. A Harley-Davison, a Lego, a GM e a Lexus são alguns expoentes nessa linha. A Lego, inclusive, pede ajuda a crianças para desenvolver seus novos produtos”
Para Kotler, essa cocriação também pode fazer parte de campanhas, como fez o Doritos:
“Eles pediram para as pessoas ideias para sua nova campanha de marketing e receberam mais de 10 mil sugestões diferentes”
7. Não trate o marketing apenas como um departamento
Sim, o marketing é um departamento da sua empresa, mas definitivamente não deve ser tratado apenas como isso.
Para Kotler o Marketing deve funcionar com uma interdependência quanto aos outros setores e servir como força para a tomada de decisão do seu negócio.
8. Não tenha preguiça na hora de construir sua marca
Você precisa se diferenciar da sua concorrência, fazer sua marca se sobressair quanto as demais, e uma forma de fazer isso é proporcionando uma experiência única para seus consumidores.
Um exemplo que Kotler dá é sobre a Starbucks:
“Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet, é confortável. As pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios.”
9. Mostre o Marketing para outros departamentos
Pode parecer um pouco estranho este conselho mas você precisa mostrar para o resto da empresa o porquê do marketing ser um departamento tão importante.
Mostre aos outros setores seus projetos e a razão deles estarem acontecendo, as vantagens que trarão para o resto da empresa.
“Seja amigo de todos. Almoce com o pessoal do financeiro, que toma conta do dinheiro e deve enxergar seu trabalho com mais ressalvas. Explique suas atividades e mostre sua importância”
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